terça-feira, 4 de setembro de 2018

Receita ameaça CNPJ de 3,4 milhões de empresas; crise atinge 36% dos setores industriais e outras notícias

Receita Federal ameaça cancelar o CNPJ de 3,4 milhões de empresas. A estimativa é válida até maio de 2019. A Receita irá anular o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica das empresas que estejam omissas na entrega de escriturações e declarações nos últimos cinco anos, em especial as Declarações de Débitos e Créditos Tributários Federais. A empresa com o CNPJ irregular será impedida de participar de novas inscrições, sofrerá baixa da inscrição, a nulidade de documentos fiscais e a responsabilização dos sócios pelos débitos em cobrança. O contribuinte pode consultar a existência de omissões na entrega de declarações no Centro Virtual de Atendimento (e-CAC).
Crise já atinge 36% dos setores industriais. A acentuação da crise chega junto da consolidação da perda de fôlego da recuperação econômica do país. Segundo levantamento do Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (IEDI), encomendado pelo Estadão/Broadcast, mais de um terço dos setores industriais encerrou a primeira metade do ano com desempenho negativo. Entre o segundo semestre de 2017 e o primeiro de 2018, a fatia de atividades consideradas em crise foi de 26% para 36% dos 93 ramos industriais analisados. A desaceleração da economia para o setor é corroborada pelo IBGE: a indústria avançou 4,9% no quarto trimestre de 2017, em relação ao mesmo período do ano anterior. No primeiro tri de 2018, o avanço foi de 3%. No trimestre seguinte, a alta ficou em apenas 1,7%.
Assaí lança maquininha de cartão para PMEs. A rede de atacarejo do Grupo Pão de Açúcar começará a vender terminais para crédito e débito a partir da semana que vem. O objetivo é atingir pequenos e médios empreendedores que já são clientes da rede, tais como restaurantes, bares e padarias. Ao contrário do modelo tradicional do setor, que costuma cobrar aluguel pelo uso da maquininha, a "Passaí" será vendida. Conduzido ao lado da FIC, financeira do Itaú Unibanco que tem parceria com o GPA, o projeto será lançado em lojas na zona leste de São Paulo. Até novembro, deve chegar a todas as 130 unidades da Assaí.
Rappi é o mais novo unicórnio da América Latina. A companhia colombiana levantou mais US$ 200 milhões em uma rodada de investimentos liderada pela DST Global, ultrapassando assim a marca de US$ 1 bilhão. O valor obtido pela Rappi, de US$ 200 milhões, se equipara ao recorde de 2017 – outros 200 milhões de dólares investidos na brasileira 99. A DST Global, do investidor russo Yuri Milner, foi a mesma companhia que liderou a rodada de investimentos que levou o Nubank a ultrapassar a marca de US$ 1 bilhão em valor de mercado. Outros investidores são os fundos Andreessen Horowitz e Sequoia, que já haviam aportado na Rappi. A startup, cuja proposta é entregar de produtosde supermercado a remédios, passando por petshops e restaurantes, chegou ao Brasil em agosto do ano passado.
New Era vai investir R$ 5 milhões para ampliar franquia no Brasil. O aporte da marca mundial de acessórios e detentora no Brasil da licença oficial de bonés das ligas norte-americanas NFL, NBA e MLB está previsto para acontecer até o final de 2019. O projeto de expansão prevê a abertura de 20 novas operações, elevando assim a franquia das atuais 15 lojas para 35 nesse período. A New Era, agora comandada no Brasil pelo ex-vice-presidente do JPMorgan, Artur Regen, produz 60 milhões de bonés por ano.
Ideia do dia: da entrevista de emprego ao desafio de liderar uma equipe, a chave para o sucesso é captar as necessidades, temores e desejos das outras pessoas — mesmo aqueles que não são explícitos. Milton Beck, diretor regional do LinkedIn para América Latina, conta que a empatia foi uma ferramenta tão importante quanto a perseverança para que ele chegasse tão longe em sua carreira:
Fonte: LinkedIn

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